Como corretores de imóveis podem se reinventar após a quarentena

Pouco a pouco, as imobiliárias têm retornado às atividades, frente à quarentena. No entanto, hoje é necessário seguir uma série de procedimentos de higiene para evitar a contaminação de colaboradores e clientes.

Como corretores de imóveis podem se
reinventar após a quarentena


Com isso, muitos comportamentos do consumidor também mudaram, como o fato de, a primeiro momento, querer ver o imóvel pessoalmente.

Em conjunto, é necessário enfrentar a crise político-econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, que retraiu o mercado imobiliário, derrubando algumas perspectivas de crescimento para o ano de 2020.

Diante deste cenário, é imprescindível informar-se diariamente sobre questões relativas à economia do setor imobiliário, além de pesquisar ações inovadoras para manter os clientes mais próximos e atrair locadores e compradores, mesmo que a longo prazo.

No artigo de hoje, confira algumas dicas de como corretores de imóveis podem se reinventar após a quarentena. Acompanhe a leitura!

Compreenda mais sobre seus clientes

A pandemia da Covid-19 afetou muitas pessoas financeiramente. Por isso, projetos de casas próprias foram adiadas, bem como inquilinos tiveram que renegociar contratos de aluguel para enfrentar a crise.

Mesmo após a quarentena, os clientes vão demorar um tempo para se recuperar financeiramente. Diante disso, é importante que os corretores não sufoquem com propostas de investimento, mas sim, motive o público com alternativas mais viáveis, compreendendo a situação e demonstrando empatia.

Com o período de isolamento social, muitas empresas tiveram que adotar o home office como alternativa - e algumas delas, vão prevalecer no regime de teletrabalho para conter gastos.

Por isso, é interessante verificar se o seu cliente não está em busca de um imóvel mais adequado, que tenha um escritório, por exemplo.

Mostre aos compradores o quanto uma mesa de aço inox pode fazer a diferença naquele ambiente, ou até mesmo em outro cômodo.

Ou seja, atraia o cliente levando em conta suas necessidades. Não busque apenas vender, sem compreender o que o indivíduo realmente quer.


Acompanhe as tendências do mercado


Com o fim da quarentena, pode ser que muitas pessoas busquem por imóveis mais baratos para locação, ou que os interessados em vender abaixem um pouco o preço das casas e apartamentos.

É importante que os corretores estejam atentos às mudanças, bem como outras tendências que são previstas no pós-pandemia.

Por exemplo, pode ser que os contatos físicos sejam menos frequentes e que muitos documentos passem a ser entregues por motoboy rápido.

  • Veja também outras tendências que se espera depois da quarentena:

  • Manutenção da renegociação de dívidas, de residências e comércios;

  • Aumento da locação de galpões, principalmente para e-commerces;

  • Crescimento de visitas ao imóvel por dispositivos virtuais;

  • Necessidade de contratos menos burocráticos;

  • Busca por imóveis distantes dos centros comerciais;

  • Entre outros.

Os corretores também precisam conhecer mais sobre financiamento, normativos dos bancos, rentabilidade de fundos de investimentos e outras questões do mercado financeiro, já que muitos clientes vão buscar alternativas para compra ou locação de imóveis.

Mantenha os protocolos de higienização


Mesmo depois da quarentena, é importante que os corretores e imobiliárias cumpram corretamente os protocolos de segurança e higienização recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Sendo assim, use máscaras ao atender os clientes, higienize as mãos antes de manipular embalagens papel, documentos e qualquer outro objeto e, caso tenha contato com pessoas contaminadas, evite sair de casa por, pelo menos, 15 dias.

Produza conteúdo de qualidade


A pandemia do novo coronavírus causou vários efeitos negativos, principalmente no âmbito da economia e da saúde pública.

Mas isso não significa que as pessoas simplesmente desistiram de seus planos - muitas somente adiaram os planejamentos, em busca de uma situação financeira mais confortável.

Por isso, não é o momento de se estagnar. Ao contrário, é preciso continuar produzindo conteúdos relevantes e de qualidade, para que o público conheça o seu trabalho de corretor e, futuramente, tenha confiança no seu serviço para fechar um negócio.

Uma maneira de fazer isso é produzir vídeos mostrando as instalações dos imóveis, já que as pessoas estão evitando sair de casa. Use porta etiqueta acrílico para identificação dos cômodos e mobílias inclusas no local.

Também é interessante investir em tecnologias que possibilitam a aproximação do contato, seja por videochamada ou por tour virtual, para que os clientes se sintam mais próximos da imobiliária e dos corretores.

Conclusão


A crise da Covid-19 modificou muitas perspectivas para o ano de 2020. Se era esperado um crescimento no setor, a pandemia transformou essa realidade, mas também criou novas oportunidades para inovação.

Por esse motivo, os corretores precisam se recriar durante e após a quarentena, para oferecer algo interessante aos clientes e que atenda aos interesses do público, diante de uma situação de crise mundial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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