Como um CRM pode ajudar no desempenho da sua imobiliária?

A gestão imobiliária é um dos processos mais complexos do mercado. Por esse motivo, investir em um software CRM pode ser uma alternativa para facilitar as tarefas diárias, otimizar o tempo e garantir o bom desempenho do setor.

Como um CRM pode ajudar no
desempenho da sua imobiliária?



Afinal de contas, essa atividade envolve o trabalho de muitas pessoas e estratégias. Mas o que é um sistema CRM e como o software pode colaborar com a gestão de dados?

O artigo de hoje pretende responder a essas perguntas, além de mostrar as vantagens da tecnologia para a performance da sua imobiliária. Acompanhe a leitura!

O que é um CRM?

O CRM é uma sigla em inglês para Customer Relationship Management, em tradução, “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.

O principal objetivo do sistema é coletar dados dos consumidores, armazená-los e facilitar o cruzamento das informações para estratégias de venda, atendimento e transações comerciais.

Por exemplo, em uma imobiliária, o CRM evita que os dados pessoais dos clientes sejam guardados em arquivos físicos, o que aumenta o tempo de muitas burocracias envolvendo a entrega de documentos, chaves, entre outros.

Assim, com o sistema, tanto os clientes quanto a imobiliária recebem os dados em pouco tempo, totalmente organizados e com os documentos preenchidos.

Atualmente, estima-se que 72% das imobiliárias no Brasil já utilizem um software CRM, principalmente para apoio da equipe comercial.

Ou seja, a maior parte do mercado percebeu as vantagens da tecnologia, visto que é possível melhorar o relacionamento com os clientes e o desempenho da empresa.

Com o CRM, o corretor pode avaliar as condições de um imóvel em uma mesma plataforma.

Assim, quando algum inquilino/comprador demonstrar interesse, é possível orientar sobre as especificações, se é necessário verificar o encanamento de banheiro, entre outros aspectos.

Para que serve um sistema CRM?

Mais do que coletar e armazenar informações em um só ambiente, o sistema CRM ajuda em muitas outras tarefas diárias das imobiliárias. A seguir, confira algumas delas:

1 - Tomada de decisões

Ao possibilitar o acesso às informações, o CRM permite que todos os colaboradores avaliem seus desempenhos, percebam erros e verifiquem dados específicos, quando necessário.

Além disso, o software elabora relatórios estratégicos, que ajudam na tomada de decisões pelos gestores.

As dashboards (ou painéis indicadores) oferecem uma visão global dos principais dados gerenciais, incluindo as visitas realizadas, os clientes que entrarem em contato, o faturamento da imobiliária, entre outros.

Isso não só melhora o desempenho da imobiliária, mas ajuda a evitar problemas relacionados a ruídos de comunicação, como por exemplo, dar a chave para visitar um imóvel, sendo que a locação de espaço comercial já foi fechada.

2 - Aumento da produtividade

O CRM é uma poderosa ferramenta para melhorar a produtividade das equipes.

Isso porque, ao integrar as informações comerciais dos clientes, o sistema ajuda em um atendimento mais rápido e assertivo, com transmissão de conteúdos claros, de modo simples e objetivo.

Além do mais, o CRM dispensa o trabalho repetitivo de cadastros, algo que prejudica muito a produtividade em imobiliárias.

Ademais, os corretores podem consultar os imóveis específicos, de acordo com os desejos do comprador. Assim, caso o cliente queira uma casa com sistema de exaustão, é possível encontrar o local diretamente no CRM.

3 - Organização da agenda

As visitas comerciais são uma etapa importante do trabalho das imobiliárias. Por isso, os corretores lidam diariamente com agendas, que devem ser organizadas para atender o máximo de clientes possível.

O CRM ajuda no gerenciamento dessas visitas, dispensando o controle manual, que muitas vezes é trabalhoso e difícil. Dessa forma, os corretores podem:
  • Verificar as visitas programadas para o dia;
  • Adicionar informações sobre as visitas;
  • Analisar em que estágio está a negociação;
  • Marcar encontros sem conflitos de agenda.

Tudo isso irá contribuir para um processo de vendas mais otimizado e assertivo, além de melhorar o relacionamento com o cliente.

Conclusão

O CRM tornou-se um grande aliado das imobiliárias. Muito disso, deve-se à ótima capacidade do sistema para armazenamento, controle e gerenciamento de dados, algo que ajuda a melhorar o desempenho da empresa.

Além do mais, o software auxilia na tomada de decisões e evita conflitos de informações, o que pode ser prejudicial no atendimento ao cliente.

Por esse motivo, cada vez mais empreendimentos adotam o CRM como uma tecnologia importante na gestão de dados, sendo uma ferramenta indispensável para o sucesso das imobiliárias brasileiras.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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