Os processos de compra e venda sofrem cada vez mais com o impacto de recursos digitais, principalmente ao se tratar da competitividade e do acesso à informação. Os efeitos da conciliação da tecnologia com procedimentos que há alguns anos eram mais tangíveis e diretos, hoje em dia abrem oportunidades para a incorporação de uma série de estratégias de marketing em busca de ter uma presença online marcante.
Como fazer com que a sua imobiliária venda mais com marketing digital |
As decisões que envolvem um imóvel exigem um planejamento e grande parte das primeiras etapas de aquisição, venda ou até mesmo locação, possuem o foco em pesquisas predominantemente na internet. Dessa forma, é interessante para as imobiliárias que exista a adaptação, porém, para o fortalecimento da imagem da empresa e atração de novos clientes, o marketing digital carrega um grande potencial com diversas técnicas que podem ser empregadas.
O impacto do marketing de conteúdo para o setor imobiliário e o funil de vendas
Para compreender o quão significativo o marketing de conteúdo pode ser para a área imobiliária, é interessante abordar o funil de vendas, que diz respeito às etapas do processo de aquisição do cliente, desde o primeiro contato até a decisão de compra. A representação dessa jornada é classificada em três fases: topo, meio e fundo do funil.
O topo é marcado por um possível desconhecimento do usuário a respeito de sua necessidade e ao ter contato com a empresa, dependendo do conteúdo, há um interesse e por isso é crucial que os materiais tenham as seguintes características:
- Relevância;
- Clareza;
- Qualidade;
- Potencial para solução de problemas.
Já no meio, o visitante da página tem consciência de que necessita de uma solução e a organização pode apresentar técnicas e dicas favoráveis para a situação. É nessa etapa que a captação de leads é trabalhada, onde os usuários fornecem determinadas informações, como o nome e o e-mail, em troca de determinado conteúdo, que naturalmente, deve contribuir com que o interesse seja impulsionado.
Por essa razão, o meio do funil também é constantemente relacionado com o termo nutrição, onde os materiais podem ser mais profundos, por exemplo, sobre tipos de imóveis, automação residencial, localizações, guarda corpo de madeira, entre outras possibilidades que envolvem as estruturas e o setor imobiliário.
Já na última etapa do funil, embora o cliente já saiba qual é sua necessidade com maior precisão e o tipo de serviço ou produto que almeja para obter uma solução, é preciso manter os conteúdos como prioridade, em especial, para que seja possível persuadi-lo. Nesse caso, é interessante apostar em conteúdos mais diretos, como pesquisas e convites para eventos.
Como o posicionamento da marca pode melhorar?
Caso já existam plataformas digitais e estratégias em curso, é interessante observar quais são os resultados obtidos e integrar os conteúdos de maneira cautelosa para alcançar posições mais favoráveis. Dessa maneira, é possível não apenas atrair novos clientes, como também fidelizar os antigos devido a maior visibilidade e autoridade no mercado alcançadas.
A evidência carrega grande importância, principalmente nos mecanismos de busca e por esse motivo, garantir um site responsivo, ou seja, que atenda uma certa diversidade de dispositivos e diferentes tamanhos de telas é de grande importância. Ainda mais, com o emprego de técnicas de SEO, que são aplicadas em prol da otimização de sites para os buscadores, é possível alcançar melhores posições.
Um exemplo é um cliente em potencial que está interessado em um imóvel com cobertura abre e fecha ou outra característica específica, como piso bloquete intertravado. Naturalmente, o buscador utilizado apresentará diversos resultados e com as otimizações adequadas nos conteúdos e no site, a imobiliária pode representar um resultado significativo para os mecanismos e alcançar as primeiras posições. Para isso, uma série de fatores são avaliados e estruturados estrategicamente, como os textos, imagens e URL.
Nesse cenário, pode-se dizer que a rapidez na propagação de informações e o potencial para um grande alcance são duas características marcantes do meio digital, muitas vezes colocadas como positivas, principalmente na agilidade para obter resultados com as estratégias implementadas.
De fato, assim como outras questões, podem exercer um papel de grande importância para alavancar os negócios, mas é necessário ter cautela para não obter um resultado contrário, pois as repercussões negativas podem comprometer severamente a imobiliária e retardar o fortalecimento de sua presença online.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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