Como aumentar a comissão na venda de imóveis

Em Inglês, over price significa acima do preço, acima do custo ou do valor. Custo excessivo. Na área de transação imobiliária o over price se caracteriza como um ganho adicional superior à comissão normal devida pelos serviços prestados, e recebida de forma camuflada para que as partes não tenham conhecimento de que estão pagando a mais.



Exemplo

O corretor faz a avaliação do imóvel e ao conversar com o cliente decidem que o valor do imóvel é de 400 mil reais. Ao ofertar o imóvel o corretor o faz por 410 mil sem o conhecimento do cliente com o intuito de "aumentar sua comissão de venda" em 10 mil reais.

Cuidado

Todo ganho que esteja acima do combinado e que o profissional recebe, sem que o cliente tenha conhecimento, caracteriza-se como over price. Esse é um procedimento proibido pelo Conselho Federal e, expressamente, proibido pelo Código de Ética Profissional (Art. 6º, inciso III).

O infrator deve ser punido com multa pecuniária que varia de 2 a 6 anuidades. Essa multa é prevista para a pessoa física e para a pessoa jurídica. Se o over price for praticado conjuntamente por mais de um corretor ou se em parceria com a imobiliária, todos receberão, individualmente, a punição prevista no código.

Saiba mais sobre o assunto lendo o documento abaixo:

Código de Ética Profissional COFECI

Site para imobiliária grátis - http://imob.io


Nenhum comentário :

Postar um comentário