O que são garantias locatícias?

Um dos maiores medos de quem pretende alugar o seu imóvel é saber se irá receber os aluguéis em dia.

O que são garantias locatícias?


Muitos proprietários de imóveis interessados costumam analisar cuidadosamente sobre o perfil do interessado.

No entanto, sabemos que, na prática, isso não garante que uma pessoa que sempre foi íntegra sofra algum revés financeiro que a impeça de pagar os aluguéis contratados.

Ou seja, nada garante que o interessado cumpra realmente os seus deveres. Se você reformar seu imóvel, incluir novos itens de decoração como resina epóxi, móveis, eletrodomésticos, entre outros, e realizar um contrato com uma pessoa que não irá cumprir seus deveres, é possível ter prejuízos sérios a longo prazo.

A partir daí, surge a necessidade de uma garantia locatícia, que por sua vez, tem como principal finalidade proteger o proprietário em caso de uma falta de pagamento por parte do inquilino.

Quer saber mais sobre o que são as garantias locatícias? Então nós elaboramos este post para te explicar todos os detalhes do assunto! Continue nos acompanhando para saber de mais detalhes!

O que são as garantias locatícias?

De forma geral, as garantias locatícias são uma modalidades para proteger e locador, garantindo o cumprimento da obrigação de pagamento.

São as garantias que minimizam os riscos de um proprietário passar por prejuízos. Neste caso, as garantias se relacionam apenas pelo pagamento mensal de um imóvel.

Ou seja, se um morador descumprir outras obrigações, como danificar ímã de ferrite, por exemplo, ele terá que arcar com outras obrigações;

Além disso, existem diversas modalidades de garantias locatícias para assegurar o pagamento. Veja abaixo cada uma delas:

Tipos de garantias locatícias

Fiança

Uma das modalidades mais tradicionais de garantia locatícia é a fiança. A partir dela, o fiador é a pessoa que garantirá o pagamento do aluguel, no caso do inquilino não cumprir suas obrigações.

Em outras palavras, o inquilino indica uma terceira pessoa para assegurar suas obrigações, se colocando como fiador e garantindo o pagamento.

Além disso, na garantia com fiador, o inquilino também pode exigir a qualquer momento uma nova pessoa para ser o fiador.

Caução

A caução é outra forma de garantia locatícia, que é um tipo de adiantamento do valor máximo do imóvel, equivalente a três meses de aluguel.

Esse depósito é feito de forma antecipada e, se as obrigações não forem cumpridas, o valor é devolvido para o depositante.

Seguro fiança

O seguro fiança, o fiador não será uma terceira pessoa, mas sim, uma seguradora especializada, que cobra um valor do inquilino, de acordo com as variáveis.

Nesse caso, é a seguradora quem garantirá o pagamento em caso de descumprimento dos deveres.

Carta de fiança

Funciona da mesma maneira que o seguro fiança, uma vez que a instituição financeira irá garantir o pagamento.

No entanto, nesse modelo, a carta de fiança tem um teto máximo de cobrança, sendo que, ao passar desse valor, o inquilino terá de assumir o prejuízo restante.

Escolha um modelo de garantia locatícia e tenha segurança

Ao longo do post, vimos que as garantias locatícias são muito importantes para assegurar o proprietário de um imóvel em relação ao pagamento de aluguel.

Se você tem um imóvel novo, reformado e com todos os itens de decoração (como grama sintética decorativa), a partir dessa garantia, é possível ter mais segurança dos pagamentos! E aí, gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.


Nenhum comentário :

Postar um comentário