O que são fundos imobiliários e como investir

Os fundos imobiliários podem ser excelentes opções para diversificar a sua carteira de investimento e alcançar a lucratividade.

O que são fundos imobiliários e como investir


Algumas pessoas, muitas pessoas já afirmam ter uma renda considerável apenas com a aplicação em fundos imobiliários.

Além disso, essa opção é ainda mais prática do que o investimento em imóveis físicos, seja em casa, apartamento, ou até mesmo um comércio ou indústria de válvula de retenção, entre outros.

E desde que os brasileiros perceberam estas e outras vantagens, o volume de novos investimentos em fundos imobiliários apenas cresce nos últimos anos.

Isso significa que os fundos imobiliários não são apenas aplicações rentáveis, como também estão entre uma das principais tendências do momento, vistos como uma maneira mais simples e barata de aplicar no setor imobiliário.

Que tal dar uma chance e descobrir tudo sobre os fundos imobiliários? Neste post, nós iremos explicar todos os detalhes sobre o assunto, por essa razão, continue nos acompanhando neste post! Vamos lá?

Afinal, o que são os fundos imobiliários?

De forma geral, os fundos imobiliários são um conjunto de fundos compostos por investimentos e títulos do setor imobiliário.

Ao investir nos fundos imobiliários, você adquire pequenas parte de imóveis e construções. Já pensou em ser dono de uma parte de um grande shopping no centro urbano? E de uma rede de hotéis?

Ou seja, os fundos imobiliários são uma espécie de “condomínio” de investidores. Cada um dos participantes que investem reúnes os recursos para que eles sejam aplicados em um investimento, como um imóvel, por exemplo.

Esses imóveis normalmente ainda não são locados ou arrendados, e por isso, após os ganhos obtidos com as aplicações, o valor é dividido entre os participantes de forma proporcional à aplicação de cada um.

Além disso, podemos dividir os fundos imobiliários em duas categorias. Veja abaixo quais são elas:

  • Fundos de tijolo: são fundos que possuem imóveis físicos, como hotéis, edifícios, shoppings, indústrias de extintores de incêndio, entre outros.
  • Fundos de papel: e composto por aplicações financeiras dentro do setor imobiliário, como LCI, LCA, CRI e CRA.

Como investir nos fundos imobiliários?

Para que seja possível investir de forma eficiente nos fundos imobiliários, é importante escolher a carteira mais adequada. Veja abaixo alguns critérios essenciais antes de escolher o seu fundo:

  • Portfólio: é importante avaliar com atenção os imóveis ou papéis e quais são as perspectivas para cada um deles. Normalmente, bons imóveis tendem a ser alugados ou vendidos com mais facilidade.
  • Localização: se você quer investir em uma determinada construção, como uma indústria de balança digital comercial, por exemplo, verifique a sua localização e se ela é interessante para você.
  • Inquilinos: também é fundamental analisar a qualidade dos inquilinos. Afinal, são eles que asseguram o rendimento periódico do fundo imobiliário. Verifique se os inquilinos possuem atrasos em pagamentos, ou se não cumprem regras ou degradem o patrimônio.

Agora que você já sabe o que são os fundos imobiliários e como investir, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso com suas aplicações? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário