O aluguel mais barato do mundo


Imagine só se o aluguel de uma casa custasse apenas R$ 2,75 por ano (22 centavos por mês). Parece uma brincadeira mas os cidadãos de Fuggerei na Alemanha pagam exatamente esse quantia que equivale a 0,88 de EURO por ano.

O aluguel mais barato do mundo
Já aqui no brasil e na maioria do mundo as pessoas gastam quase metade do seu salário com aluguel.

Fuggerei é o primeiro projeto de habitação social que se tem registro na história, e tem sido tão bem sucedido que desde 1520 ele é mantido. E como se não bastasse, o preço nunca foi reajustado. Ou seja, os moradores continuam pagando 0,80 centavos de euro por ano; o equivalente a R$ 2,75.

Fuggerei é uma pequena cidade de Augsburg, Alemanha. E lá exitem oito blocos com 140 apartamentos de 60 metros quadrados cada um. Ou seja apenas 140 famílias felizardas tem a oportunidade de morar praticamente de graça.

Desde a sua fundação há 496 anos, Fuggerei estabelece os mesmos requisitos e o mesmo contrato de habitação: para se morar lá você já terá de estar residindo na cidade de Augsburg por pelo menos dois anos, pertencer à fé católica e não ter dívidas. Em troca da casa, além de um aluguel modesto, os cidadãos devem fazer três orações diárias para a alma de Jakob Fugger, o fundador do complexo.

No interior, as casas são simples, mas têm todas as comodidades. Elas possuem uma grande cozinha que funciona como uma sala de jantar, uma sala de estar, um quarto e um banheiro. Embora cada pessoa possa decorá-la com seus próprios objetos, a maioria mantém a decoração clássica com cortinas bordadas e lâmpadas comuns.

Jakob Fugger, considerado por muitos estudiosos como o maior milionário de todos os tempos, ordenou a construção destas casas como um projeto altruísta de dar uma casa para os mais pobres da cidade de Augsburg. Mas, certamente, ele nunca imaginou que cinco séculos depois o aluguel seria o mesmo.

É muito bom saber que existem projetos como esse no mundo, embora a taxa de administração de um  aluguel neste valor inviabilize a locação de imóveis. A taxa de administração do aluguel seria de menos de 2 centavos por mês.

Veja as fotos de Fuggerei  abaixo.

O aluguel mais barato do mundo - Fuggerei


O aluguel mais barato do mundo - Fuggerei

O aluguel mais barato do mundo - Fuggerei

Divulgue seus imóveis para locação de graça com a nossa plataforma.


Nenhum comentário :

Postar um comentário