5 dicas para conquistar relacionamentos com clientes através das redes sociais |
Como você faz isso? A enorme variedade de plataformas e técnicas de marketing parece esmagadora. Aqui estão 5 dicas práticas para você começar rapidamente.
1. Inicie conversas bidirecionais
Um impressionante número de 94% dos compradores de casas milenares está realizando suas pesquisas on-line. Isso cria oportunidades incríveis para os agentes imobiliários se conectarem com eles lá - mas apenas se eles realmente entenderem as motivações de seu público.
É tentador para corretores promoverem seus negócios e novas listagens de casas incansavelmente nas mídias sociais. Afinal, não é para isso que servem essas plataformas?
Não exatamente. Para potenciais compradores de imóveis residenciais, a promoção constante e personalizada tem um apelo mínimo. Se eles quisessem anúncios sem fim, eles poderiam simplesmente abrir uma revista ou ligar a TV.
Trate-os dessa maneira mostra uma falta fundamental de entendimento sobre seu público-alvo. A grande maioria dos compradores potenciais estão em busca de informações. Eles têm perguntas. Se eles estão pensando em comprar pela primeira vez, provavelmente também estão intimidados.
Agentes imobiliários experientes usam as mídias sociais para orientar todos no processo, criando vínculos mais fortes do que a abordagem constante do discurso de vendas.
Em vez de apenas publicar conteúdo promocional sem fim (uma transmissão unidirecional), você abre conversas bidirecionais. O público se torna um dos principais criadores da experiência compartilhada.
Isso assume várias formas. Pode estar pesquisando hashtags do Twitter e oferecendo conselhos para as pessoas da sua região. Amanhã, pode estar hospedando uma sessão de perguntas e respostas no Facebook Live.
Na próxima semana, pode ser algo tão simples quanto fazer uma pergunta em sua mais nova legenda de foto de listagem no Instagram. Sempre que puder, convide seu público a participar da conversa.
Sim, você ainda pode encontrar oportunidades para promover suas listagens. Mas, o compromisso de ser incansavelmente útil cria confiança e relacionamentos autênticos.
2. Escolha suas plataformas de mídia social com sabedoria
As mídias sociais são rápidas, caóticas e mudam constantemente. É fácil ficar impressionado com o grande número de plataformas.
Corretores de imóveis novos nas mídias sociais podem sentir a pressão de "estar em toda parte". Já pressionados pelo tempo, eles enlouquecem tentando manter uma presença em uma dúzia de contas diferentes.
Essa abordagem realmente os deixa piores do que antes. Como eles se espalham tão finamente, é impossível obter a tração necessária para criar uma audiência em qualquer plataforma.
O que você poderia fazer? Comece respirando fundo. Reconheça que existem muitas plataformas por aí - e muito a aprender. E aceite que você verá os melhores resultados, concentrando-se em apenas alguns agora.
Comece a jornada com redes sociais comprovadas, como Facebook, Twitter e Instagram. Quais plataformas merecem a maior parte do seu foco? Depende muito do seu público.
Além da popularidade geral da plataforma, considere onde seu mercado-alvo gasta seu tempo online. Você não gostaria de lançar uma estratégia do Instagram ao tentar vender condomínios de aposentadoria - os dados demográficos de lá são muito jovens.
Se você estiver vendendo imóveis comerciais, considere conectar-se a profissionais e organizações do setor de sucesso no LinkedIn. Faça uma pesquisa preliminar para identificar onde seu público está mais envolvido.
Usando essas informações como um guia, reduza seu foco para algumas plataformas, conforme a disponibilidade permitir.
3. Poste de forma consistente e estratégica
Uma mídia social bem-sucedida para a estratégia imobiliária é muito parecida com uma estratégia de construção de relacionamentos na vida real. Você precisa de contato consistente e interações que forneçam valor e motivem as pessoas a continuarem voltando.
O objetivo é criar interações suficientes para que seu público o conheça sem sobrecarregá-lo a ponto de deixá-lo desconectado. Esse é um equilíbrio delicado para manter, mas a boa notícia é que você sempre pode ajustar à medida que avança.
Os comentários de suas redes (se você está conquistando ou perdendo seguidores, o envolvimento deles etc.) informam se você está indo na direção certa. Você pode usar o software de mídia social para agendar postagens com antecedência.
Isso lhe dá a liberdade de se encontrar com clientes, trabalhar em casas abertas e participar de fechamentos enquanto constrói sua presença automaticamente. É fácil publicar várias vezes por dia dessa maneira.
A frequência de postagem é uma coisa, mas você também deve considerar a natureza do próprio conteúdo. A maioria dos conteúdos se divide em três tipos diferentes:
Sensível ao tempo/promocional: Essas postagens anunciam novas propriedades no mercado, casas abertas ou sua marca em geral. Pense em listar fotos, tweets solicitando que os clientes em potencial telefone e visitas virtuais com os vídeos ao vivo do Facebook ou fotos em 360 graus;
Instruções "Evergreen" ou informativas: Este conteúdo responde a perguntas, compartilhar dicas ou encontrar maneiras alternativas de fornecer valor. É tão valioso daqui a um ano quanto é hoje. Pode ser dicas de decoração, uma lista de verificação para ajudá-lo a ver quanto os compradores de casas podem pagar ou ideias interessantes de projetos de renovação de bricolage;
Divertido: Esse conteúdo pode não estar diretamente relacionado ao setor imobiliário, mas é uma ótima maneira de mostrar sua personalidade. Pode ser uma revisão de um novo restaurante na cidade, um alerta sobre o trânsito a caminho de casa ou até mesmo fotos de gatos virais. A mídia social apenas obtém perspectivas na porta. É a sua personalidade e conhecimento, habilidades de relacionamento na vida real que fecharão o negócio.
Entenda o objetivo de cada postagem que você faz e misture tudo para envolver seu público e mantê-lo voltando. Por fim, lembre-se de que não é necessário criar todo esse conteúdo.
Complemente seus próprios esforços compartilhando, retuitando ou vinculando a outros ótimos conteúdos. Seus clientes são uma ótima fonte de conteúdo, seja compartilhando uma citação de seu depoimento ou uma foto deles brindando uma nova casa.
4. Lembre-se de seus clientes anteriores
A mídia social é uma ótima ferramenta para corretores de imóveis para construir relacionamentos. Mas isso é apenas parte de seu apelo. Também pode ajudar a manter relacionamentos que você já desenvolveu.
O que acontece quando esses documentos finais são assinados? Os clientes sentem uma onda de adrenalina, mas depois de alguns meses, a vida cotidiana volta. Um incrível 70% dos proprietários nem conseguem se lembrar do nome de seu corretor de imóveis um ano após o fechamento.
É uma pena ter esses relacionamentos desaparecidos depois que você gastou tanto trabalho construindo-os. Com um pouco de amor pelas mídias sociais, é muito mais fácil mantê-las.
Dessa forma, quando os clientes estiverem prontos para mudar de casa ou recomendar um corretor de imóveis para familiares ou amigos, você será a primeira pessoa que se lembrará.
Como você pode fazer isso nas mídias sociais? Libere um fluxo constante do conteúdo sempre mencionado o que dizemos anteriormente. Pense em todas as coisas que você gostaria de saber quando se mudou para uma casa.
É inspiração de design? Listas de verificação para se organizar? Maneiras de se preparar para o inverno ou economizar dinheiro em contas de serviços públicos?
Você também pode ampliar seu conteúdo a partir de imóveis próprios. Agora que seu cliente mudou, ele está vivendo, trabalhando e se integrando à comunidade.
Eles podem estar interessados naquele novo restaurante no caminho. Ou os melhores acampamentos de verão para enviar seus filhos. Você pode se tornar a fonte principal de tudo o que é local.
5. Avalie e continue aprendendo
Você está enviando e-mails para clientes, trabalhando em casas abertas e exibindo sinais de quintal. (Sem mencionar a tentativa de acompanhar sua vida pessoal.)
Você não tem horas sem fim para despejar nas mídias sociais que não estão valendo a pena. Como estão os seus tweets em comparação com as postagens do Pinterest? Você deveria postar no Facebook ou focar no Instagram?
Estas são as perguntas que podem frustrá-lo sem fim. Os instintos podem fornecer algumas indicações, mas a medição permitirá que você saiba com certeza
Felizmente, nunca foi tão fácil coletar dados sobre o desempenho das mídias sociais. É fácil ver quais postagens têm mais engajamento em termos de curtidas, retweet e comentários.
Mas se você deseja ver o que realmente está movendo a agulha em termos de vendas, por que não criar páginas de destino exclusivas para cada página de destino? Simplesmente direciona os visitantes sempre que estiverem interessados em entrar em contato com você, ver uma nova listagem e assim por diante.
Personalizá-los para cada plataforma de mídia social permite rastrear a origem dos leads. Você também pode descobrir muito mais sobre as interações de cada usuário com sua marca e o caminho para se tornar um cliente.
Fique de olho nas plataformas, campanhas e tópicos com melhor desempenho. Contanto que você continue acompanhando suas análises e aprimorando sua estratégia, ela gradualmente se tornará mais eficaz. Esse processo de otimização nunca termina, mas o pagamento aumenta com o tempo.
Conclusão
A mídia social se tornou uma peça essencial no kit de ferramentas de marketing de todos os corretores de imóveis. Felizmente, não precisa mais ser esmagador.
Aplique as dicas acima ao lançar sua estratégia de marketing imobiliário, e você criará um público impressionante e atrairá mais negócios.
Um impressionante número de 94% dos compradores de casas milenares está realizando suas pesquisas on-line. Isso cria oportunidades incríveis para os agentes imobiliários se conectarem com eles lá - mas apenas se eles realmente entenderem as motivações de seu público.
É tentador para corretores promoverem seus negócios e novas listagens de casas incansavelmente nas mídias sociais. Afinal, não é para isso que servem essas plataformas?
Não exatamente. Para potenciais compradores de imóveis residenciais, a promoção constante e personalizada tem um apelo mínimo. Se eles quisessem anúncios sem fim, eles poderiam simplesmente abrir uma revista ou ligar a TV.
Trate-os dessa maneira mostra uma falta fundamental de entendimento sobre seu público-alvo. A grande maioria dos compradores potenciais estão em busca de informações. Eles têm perguntas. Se eles estão pensando em comprar pela primeira vez, provavelmente também estão intimidados.
Agentes imobiliários experientes usam as mídias sociais para orientar todos no processo, criando vínculos mais fortes do que a abordagem constante do discurso de vendas.
Em vez de apenas publicar conteúdo promocional sem fim (uma transmissão unidirecional), você abre conversas bidirecionais. O público se torna um dos principais criadores da experiência compartilhada.
Isso assume várias formas. Pode estar pesquisando hashtags do Twitter e oferecendo conselhos para as pessoas da sua região. Amanhã, pode estar hospedando uma sessão de perguntas e respostas no Facebook Live.
Na próxima semana, pode ser algo tão simples quanto fazer uma pergunta em sua mais nova legenda de foto de listagem no Instagram. Sempre que puder, convide seu público a participar da conversa.
Sim, você ainda pode encontrar oportunidades para promover suas listagens. Mas, o compromisso de ser incansavelmente útil cria confiança e relacionamentos autênticos.
2. Escolha suas plataformas de mídia social com sabedoria
As mídias sociais são rápidas, caóticas e mudam constantemente. É fácil ficar impressionado com o grande número de plataformas.
Corretores de imóveis novos nas mídias sociais podem sentir a pressão de "estar em toda parte". Já pressionados pelo tempo, eles enlouquecem tentando manter uma presença em uma dúzia de contas diferentes.
Essa abordagem realmente os deixa piores do que antes. Como eles se espalham tão finamente, é impossível obter a tração necessária para criar uma audiência em qualquer plataforma.
O que você poderia fazer? Comece respirando fundo. Reconheça que existem muitas plataformas por aí - e muito a aprender. E aceite que você verá os melhores resultados, concentrando-se em apenas alguns agora.
Comece a jornada com redes sociais comprovadas, como Facebook, Twitter e Instagram. Quais plataformas merecem a maior parte do seu foco? Depende muito do seu público.
Além da popularidade geral da plataforma, considere onde seu mercado-alvo gasta seu tempo online. Você não gostaria de lançar uma estratégia do Instagram ao tentar vender condomínios de aposentadoria - os dados demográficos de lá são muito jovens.
Se você estiver vendendo imóveis comerciais, considere conectar-se a profissionais e organizações do setor de sucesso no LinkedIn. Faça uma pesquisa preliminar para identificar onde seu público está mais envolvido.
Usando essas informações como um guia, reduza seu foco para algumas plataformas, conforme a disponibilidade permitir.
3. Poste de forma consistente e estratégica
Uma mídia social bem-sucedida para a estratégia imobiliária é muito parecida com uma estratégia de construção de relacionamentos na vida real. Você precisa de contato consistente e interações que forneçam valor e motivem as pessoas a continuarem voltando.
O objetivo é criar interações suficientes para que seu público o conheça sem sobrecarregá-lo a ponto de deixá-lo desconectado. Esse é um equilíbrio delicado para manter, mas a boa notícia é que você sempre pode ajustar à medida que avança.
Os comentários de suas redes (se você está conquistando ou perdendo seguidores, o envolvimento deles etc.) informam se você está indo na direção certa. Você pode usar o software de mídia social para agendar postagens com antecedência.
Isso lhe dá a liberdade de se encontrar com clientes, trabalhar em casas abertas e participar de fechamentos enquanto constrói sua presença automaticamente. É fácil publicar várias vezes por dia dessa maneira.
A frequência de postagem é uma coisa, mas você também deve considerar a natureza do próprio conteúdo. A maioria dos conteúdos se divide em três tipos diferentes:
Sensível ao tempo/promocional: Essas postagens anunciam novas propriedades no mercado, casas abertas ou sua marca em geral. Pense em listar fotos, tweets solicitando que os clientes em potencial telefone e visitas virtuais com os vídeos ao vivo do Facebook ou fotos em 360 graus;
Instruções "Evergreen" ou informativas: Este conteúdo responde a perguntas, compartilhar dicas ou encontrar maneiras alternativas de fornecer valor. É tão valioso daqui a um ano quanto é hoje. Pode ser dicas de decoração, uma lista de verificação para ajudá-lo a ver quanto os compradores de casas podem pagar ou ideias interessantes de projetos de renovação de bricolage;
Divertido: Esse conteúdo pode não estar diretamente relacionado ao setor imobiliário, mas é uma ótima maneira de mostrar sua personalidade. Pode ser uma revisão de um novo restaurante na cidade, um alerta sobre o trânsito a caminho de casa ou até mesmo fotos de gatos virais. A mídia social apenas obtém perspectivas na porta. É a sua personalidade e conhecimento, habilidades de relacionamento na vida real que fecharão o negócio.
Entenda o objetivo de cada postagem que você faz e misture tudo para envolver seu público e mantê-lo voltando. Por fim, lembre-se de que não é necessário criar todo esse conteúdo.
Complemente seus próprios esforços compartilhando, retuitando ou vinculando a outros ótimos conteúdos. Seus clientes são uma ótima fonte de conteúdo, seja compartilhando uma citação de seu depoimento ou uma foto deles brindando uma nova casa.
4. Lembre-se de seus clientes anteriores
A mídia social é uma ótima ferramenta para corretores de imóveis para construir relacionamentos. Mas isso é apenas parte de seu apelo. Também pode ajudar a manter relacionamentos que você já desenvolveu.
O que acontece quando esses documentos finais são assinados? Os clientes sentem uma onda de adrenalina, mas depois de alguns meses, a vida cotidiana volta. Um incrível 70% dos proprietários nem conseguem se lembrar do nome de seu corretor de imóveis um ano após o fechamento.
É uma pena ter esses relacionamentos desaparecidos depois que você gastou tanto trabalho construindo-os. Com um pouco de amor pelas mídias sociais, é muito mais fácil mantê-las.
Dessa forma, quando os clientes estiverem prontos para mudar de casa ou recomendar um corretor de imóveis para familiares ou amigos, você será a primeira pessoa que se lembrará.
Como você pode fazer isso nas mídias sociais? Libere um fluxo constante do conteúdo sempre mencionado o que dizemos anteriormente. Pense em todas as coisas que você gostaria de saber quando se mudou para uma casa.
É inspiração de design? Listas de verificação para se organizar? Maneiras de se preparar para o inverno ou economizar dinheiro em contas de serviços públicos?
Você também pode ampliar seu conteúdo a partir de imóveis próprios. Agora que seu cliente mudou, ele está vivendo, trabalhando e se integrando à comunidade.
Eles podem estar interessados naquele novo restaurante no caminho. Ou os melhores acampamentos de verão para enviar seus filhos. Você pode se tornar a fonte principal de tudo o que é local.
5. Avalie e continue aprendendo
Você está enviando e-mails para clientes, trabalhando em casas abertas e exibindo sinais de quintal. (Sem mencionar a tentativa de acompanhar sua vida pessoal.)
Você não tem horas sem fim para despejar nas mídias sociais que não estão valendo a pena. Como estão os seus tweets em comparação com as postagens do Pinterest? Você deveria postar no Facebook ou focar no Instagram?
Estas são as perguntas que podem frustrá-lo sem fim. Os instintos podem fornecer algumas indicações, mas a medição permitirá que você saiba com certeza
Felizmente, nunca foi tão fácil coletar dados sobre o desempenho das mídias sociais. É fácil ver quais postagens têm mais engajamento em termos de curtidas, retweet e comentários.
Mas se você deseja ver o que realmente está movendo a agulha em termos de vendas, por que não criar páginas de destino exclusivas para cada página de destino? Simplesmente direciona os visitantes sempre que estiverem interessados em entrar em contato com você, ver uma nova listagem e assim por diante.
Personalizá-los para cada plataforma de mídia social permite rastrear a origem dos leads. Você também pode descobrir muito mais sobre as interações de cada usuário com sua marca e o caminho para se tornar um cliente.
Fique de olho nas plataformas, campanhas e tópicos com melhor desempenho. Contanto que você continue acompanhando suas análises e aprimorando sua estratégia, ela gradualmente se tornará mais eficaz. Esse processo de otimização nunca termina, mas o pagamento aumenta com o tempo.
Conclusão
A mídia social se tornou uma peça essencial no kit de ferramentas de marketing de todos os corretores de imóveis. Felizmente, não precisa mais ser esmagador.
Aplique as dicas acima ao lançar sua estratégia de marketing imobiliário, e você criará um público impressionante e atrairá mais negócios.
Este post foi originalmente escrito por Bruna Farias <brunaaffarias@outlook.com> consultora SEO.
Nenhum comentário :
Postar um comentário