12 curiosidades sobre corretagem de imóveis nos EUA

Cada país tem suas próprias regras e estas regras mudam a dinâmica de como podemos e exercemos nossa profissão. E no caso da corretagem de imóveis não é diferente, confira abaixo algumas curiosidades sobre a corretagem de imóveis nos EUA.



1 - De acordo com o Civil Rights Act de 1866 e de 1968 é proibido para um corretor mencionar ao cliente que um certo bairro é composto de minorias protegidas pela lei americana (raça, cor, religião, sexo, nacionalidade) e é proibido também negar alugar sua casa para os citados acima e também a pessoas com necessidades especiais, status de família (se o casal não é casado, por ex) ou orientação sexual.

2 - Jones x Mayer foi um caso que chegou à suprema corte americana em 1965. O Sr. Mayer se recusou a vender uma casa ao casal Jones por estes se tratarem de afro-americanos. Baseado neste caso foi que saiu o Civil Rights Act de 1968.

3 - Um corretor, por lei, tem que romper o contrato imediatamente com um cliente que peça para comprar uma casa em um bairro "só de americanos brancos" ou "só de brasileiros" ou "um bairro não hispânico" ou "um bairro que não seja afro-americano", ou seja, qualquer citação referente à raça, cor, religião, sexo, etc...

4 - 51% do IPTU das residências de um bairro vai diretamente para as escolas do bairro. Por esse motivo, quanto melhor o bairro, melhor as escolas.

5 - Nos EUA, imóveis financiados é obrigatório a compra de um "tile insurance" (seguro de escritura). Se algo acontecer no futuro, como por exemplo, o vendedor tinha uma dívida com o governo e a casa não podia ser vendida, o comprador recebe, do seguro, o valor que pagou pela casa corrigido no mercado imobiliário.

6 - O vizinho tem direito, por lei, de comer os frutos da árvore do seu quintal, mas cujos frutos caem no quintal dele (caso a árvore atravesse a cerca divisória).

7 - Se alguém mudar a cerca divisória de lugar e você não reclamar por 7 anos, a parte do terreno que era sua, passa por lei a ser de direito da pessoa que mudou a cerca.

8 - Se alguém provar que cruza uma propriedade pelos últimos 20 anos para cortar caminho, o proprietário da propriedade não pode impedir que as pessoas continuem usando o caminho. E se alguém se machucar dentro dessa propriedade por descuido do caminho, o culpado é o proprietário! E este pode ser processado por isso!

9 - Um vendedor pode colocar uma "contengency fee" (uma cláusula) "estúpida" em qualquer contrato de venda. Por exemplo "não é permitida jamais que se pinte a casa de vermelho" ou "a casa não poderá jamais ser demolida" ou "certa árvore jamais poderá ser cortada" ou seja, o que a pessoa quiser. É por isso que ao comprar um imóvel, uma Tile Company (empresa especializada em examinar escrituras) tem que certificar que não há esse tipo de cláusulas na escritura ou se houver, que essa cláusula não representa um problema para o comprador.

10 - Qualquer pessoa que executou um trabalho em um imóvel e não recebeu o dinheiro do proprietário (sofreu CALOTE) pode colocar uma "lien" na escritura do imóvel no valor do serviço. Uma vez que essa propriedade for vendida, para a escritura ser transferida, é preciso pagar o credor. E se o credor morreu ou desapareceu o problema é do proprietário!

11 - Trabalhar como corretor sem ter licença é crime de 1 grau com multa de 5 mil dólares e prisão por 5 anos.

12 - Dar qualquer comissão, presente ou o que quer que seja (pode ser até mesmo levar pra jantar) para alguém que indicou um cliente é proibido por lei e o corretor pode ter a licença suspensa ou até mesmo perder a licença.

As curiosidades acima foram escritas por Renato S. Alves, no post o autor da dicas e fala sobre a sua experiência sobre como se tornar um corretor de imóveis nos EUA.


Se você é corretor de imóveis aqui no brasil não deixe de fazer um test drive

Nenhum comentário :

Postar um comentário